quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Importância do Evangelho no Lar

A prática do evangelho no lar tem uma importância muito maior do que a maioria das pessoas imagina. Se a oração já é um repositório de boas energias e atua como uma ligação com o Divino, que dirá o evangelho no lar, que une a família em pensamentos ao Criador e beneficia a todos os presentes, encarnados e desencarnados, e o ambiente onde é realizado.

Antes de tudo, é bom lembrar que o evangelho no lar não é uma exclusividade do espiritismo, muito menos foi inventado pelos seus adeptos. Séculos atrás, quando o homem já venerava o Criador, quando uma família se predispôs a orar com regularidade e fé, aí estava instalado o evangelho.

Sobre as questões práticas do evangelho no lar, como o próprio nome já diz deve ser feito no local em que o indivíduo pode chamar de casa. Desse modo, beneficiam-se as energias da casa, elevando o padrão vibratório do ambiente e dos seus moradores. A regularidade é fundamental e deve ser encarada como um compromisso. Atrasos devem ser evitados, em especial, os atrasos regulares. É através da regularidade que a limpeza do ambiente é verificada, o que atrai cada vez mais espíritos afins, que se identifiquem com o bem. Os benefícios da limpeza energética e da elevação do padrão vibratório da casa são visíveis aos olhos sensíveis. Os desentendimentos diminuem, as conversas passam a envolver temas mais salutares, o sono fica mais tranqüilo, em resumo, melhora-se a qualidade de vida. Nada de misticismo ou magia, apenas ação e reação. Boas sementes geram bons frutos.

Falamos muito de família, mas nem todas as casas são compostas por numerosa família e nem toda família é unida numa mesma crença. Então, mesmo para aqueles que moram sozinhos ou encontram-se sozinhos na crença espírita-cristã, o evangelho se faz recomendado. Seria ótimo ter vários membros de uma família a praticar o evangelho no lar, entretanto é a fé que é determinante para que se efetue o benefício do lar e dos demais moradores da casa que não desejaram participar. Nesse caso, o evangelho no lar torna-se um ato de caridade para com a família. Inclusive, já ouvi relatos que após a prática regular do evangelho, outros membros da família, antes desinteressados, começaram a simpatizar e participar desse momento. Melhor que insistir e tentar convencer por palavras, é dar o exemplo vivo de dedicação e fé.

No plano espiritual, o lar que tem a prática do evangelho estabelecida, ilumina-se e destaca-se no oceano de vibrações inferiores que é a superfície da Terra. Essa prática regular reveste as paredes da casa de uma energia sutil e poderosa, comum de espíritos superiores, protegendo assim o lar de influências de irmãos espirituais ainda ignorantes ou maldosos. Uma vez que o lar torna-se um ponto de luz constante, bons espíritos poderão trazer irmãos desencarnados necessitados de pão espiritual para participarem do evangelho. Assim como nos centros espíritas, nosso lar também pode ser um abrigo para os espíritos comprometidos com a prática do bem nos seus trabalhos sobre a crosta terrestre. Para isso, é necessário muita dedicação e compromisso, mas principalmente a vivência minuto a minuto da nossa vida dos postulados do Cristo que são abordados no evangelho.

Portanto, além de todos os benefícios pessoais que o evangelho no lar nos proporciona, existe uma gama de oportunidades para contribuirmos com a obra do Senhor. Sim, nós podemos! E o primeiro passo é querer abraçar esse compromisso com toda a sinceridade do nosso ser. Confesso, é difícil assumir e manter esse compromisso, mas é com propriedade que vos digo que é muito mais difícil viver sem ele.

Victor Oliveira

14/05/2009

4 comentários:

  1. Aeee Vitão botou pra quebrar Man! rssssssssss
    Muito legal o texto!
    um bjo

    ResponderExcluir
  2. O que dizer desse ser iluminado! eiheiuehuioae Adorei o blog! Vou fazer visitas constantes ;)

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Vic. Posso confirmar a melhoria do "clima" da casa com a prática do Evangelho... parabéns pelo Blog. Abs, Alex.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto Vic!

    Forte abraço e saudades!

    ResponderExcluir