domingo, 30 de agosto de 2009

A Lei de Adoração

Enfim, mantendo a esforço de atualizações constantes, o texto de hoje fala um pouco sobre a Lei de Adoração. Baseado em uma apresentação sobre "Prece, Sintonia e Obsessão" como temas transversais à lei de adoração, achei interessante compartilhar alumas das conclusões desse trabalho que gerou tantas reflexões.

Pensei muito sobre a adoração em si. Na minha cabeça, a imagem da adoração era Francisco de Assis admirando as cotovias e as flores do campo, em êxtase, em sintonia direta com o divino. Sem dúvida, era um estado de prece constante. Porquanto a prece não é o mero emprego do tempo para pensar em Deus, mas sim a mudança de estado mental.

Porém, ao lembrar de uma passagem de Madre Teresa de Calcutá, em que ela falava que via Deus em todos aqueles doentes e necessitados que a procuravam, percebi que a adoração não precisa ser um momento pontual da nossa vida. Muito pelo contrário. Apesar de estar cercada por tanta miséria, Madre Teresa vivia em adoração ao Pai Maior. Uma adoração através do trabalho, que não se restringia à contemplação.

É como adorar a imperfeição do nosso planeta por perceber nela a perfeição das leis que regem o universo. A adoração às coisas belas e agradáveis proporcionam inúmeros benefícios, é verdade. Entretanto, desafio maior é adorar a Deus e a Sua criação durante os desafios e dificuldades da vida.

Vale ressaltar que ter consciência da importância das dificuldades para o nosso desenvolvimento é bem diferente de adorar essas dificuldades e os agentes que as realizam. No caso, nosso inimigos...

Falando em adorar nossos inimigos, a primeira mensagem de Jesus que veio à minha mente foi a "Amai aos vossos inimigos". Refleti bastante sobre esse ensinamento porque a palavra "inimigos" sempre me pareceu muito forte. Eu não reconheço nenhum inimigo (pelo menos nessa encarnação!). Então, procurei uma nova definição para inimigos que colaborasse em algo com meu autoaperfeiçomento.

Minha conclusão foi que inimigos são todos aqueles que despertam o orgulho e o egoísmo que reside em nós, mesmo que seja por uma fração de segundo. Agora, com essa definição, meu desafio se amplia porque até mesmo aqueles a quem amo podem ser meus inimigos momentâneos. Com essa definição, se torna mais próximo esse ensinamento do Mestre Jesus que colabora e estimula a minha reforma íntima.

Enfim, essas são algumas das reflexões que tive ao mergulhar nesse tema tão fascinante: a Lei de Adoração. Uma boa semana a todos!!




4 comentários:

  1. Porque o inimigo, pra vc, desperta o orgulho?
    Orgulho seria ruim?

    ResponderExcluir
  2. Exato!
    Na verdade, devido à limitação da nossa língua, algumas palavras as vezes tem um significado ou sentido, as vezes tem outro. Como a "manga", que pode ser a fruta ou a parte da camisa. Da mesma forma existem palavras que as vezes tem um sentido bom, outras ruim.
    O espiritismo, desde as obras da codificação de kardec, trata o egoísmo e o orgulho como a fonte dos demais "vícios" do ser humano. Deles derivam todos os outros, o ódio, a vingança, a ambição, a vaidade, a falsidade. Se for analisar a fundo, verá que a origem de todos realmente está no orgulho e egoísmo.
    Enfim, tentei dar uma idéia mas acho que iso merece um texto específico!!
    Espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  3. Continuando...
    É por isso que falo que os inimigos não são necessariamente pessoas ruins, mas são aqueles que despertam em nós sentimentos ruins. Muitas vezes nós nos machucamos com comportamentos de outras pessoas, o que nos leva a a sentir raiva, ódio, inveja, ciúme, etc. Todos esses sentimentos e emoções derivados do orgulho e egoísmo que reside em nós.

    Entendeu agora??
    Adorei seus comentários!

    ResponderExcluir
  4. Entendi... Mas ainda preciso de mais explicações... Vou te fazer mil perguntas, amigo, se deu mal! Hehehe!
    =)

    Bjoo

    ResponderExcluir